TURISMO

 

LARGO DO SAPO – Localizado na Praça Coronel Joaquim Montenegro.
Local onde foi instalado o Porto Geral de Cubatão, terceiro porto da região, onde passavam todas as especiarias com destino a São Paulo . A partir do séc. XVII, foi a localização do definitivo povoado cubatense. Hoje abriga o Teatro do Kaos e a Fundação Guará

PARQUE MUNICIPAL ANILINAS – No local existiu a antiga fábrica de produtos químicos à base de tanino, substância retirada da vegetação do mangue para ser empregada na fabricação de corantes e outros produtos. A fábrica funcionou até 1967, quando entrou em processo de falência. A Prefeitura, em 1972, adquiriu a área e em 20/10/1979 inaugurou no local o Parque que recebe atualmente milhares de visitantes que se divertem em brinquedos, quadras poli esportivas, playground e biblioteca infanto juvenil. Situado na Av. Nove de Abril 2.275, com uma área de 54 mil metros quadrados, conta com uma Escolinha de Trânsito, Projeto BEC – Banda Escola de Cubatão.
Horário de funcionamento: De Terça-feira à Domingo, das 8:00 Hs às 18:00 Hs.

AVENIDA NOVE DE ABRIL – Devido a necessidade de uma ligação por terra entre Santos e Cubatão, em 1827 foi inaugurado o Aterrado de Cubatão ou Entulhado. Interessante observar as várias denominações pelas quais passou, como Via Bandeirantes. Após a emancipação político administrativa foi denominada Avenida Nove de Abril. A partir da década de 1960, as administrações se empenharam em sua duplicação, hoje é a principal avenida da cidade.

PAÇO MUNICIPAL PIAÇAGUERA – Inaugurado a 08 de outubro de 1976, abriga três blocos: o Executivo, o Legislativo e o Cultural. Construído em estilo moderno chama a atenção por sua beleza e imponência. No Bloco Executivo encontra-se o Gabinete do prefeito e as Secretarias Municipais. O Bloco Legislativo abriga a Câmara Municipal, que conta atualmente com 19 vereadores. Nele está instalado o Gabinete do Presidente e o Gabinete do Diretor. O Bloco Cultural é a sede das grandes realizações artísticas do Município. Já acolheu artistas eruditos de renome internacional. Naquele local, acontecem outros tipos de atividades como: Festivais de Música, Concursos de Poesia, Salão Nacional de Artes Plásticas, Mostra de Teatro Amador, Exposições individuais e coletivas de artistas plásticos e outros.

POLIESPORTIVO “Roberto Dick” - Inaugurado em 1º de maio de 1984, mas com utilização oficial em junho do mesmo ano, por ocasião da abertura dos IV Jogos Regionais da Zona Sudeste, aqui sediados. Situado na rua Bernardo Pinto nº 266, conta com uma pista de atletismo oficial com 8 raias piso sintético (tartan), duas quadras de tênis com piso asfáltico e um campo de futebol com medidas oficiais, dotado de iluminação própria para práticas desportivas noturnas. Toda área do Conjunto é circundado de gramado e arborização natural.

CENTRO ESPORTIVO “Castelo Branco” - Foi inaugurado, em novembro de 1974, o Centro Esportivo, que conta com 2 piscinas, semi olímpica e infantil, um ginásio de esportes com capacidade para 5.000 pessoas e 1 salão de jogos para praticar judô, tênis de mêsa, etc.

CENTRO ESPORTIVO PITA - Inaugurado em 1988, conta com quadra poliesportiva, cancha para jogo de bochas e um salão destinado à prática de ginástica. O Centro Esportivo situa-se à Av. Martins Fontes entre as ruas Heládio Vicente Ferreira e Arlindo Leandro numa área de 2.100 metros quadrados.

CENTRO ESPORTIVO “Armando Cunha” - Centro poliesportivo, inaugurado a 11 de dezembro de 1980. O Centro Esportivo “Armando Cunha” conta com duas quadras de esportes, ambas com revestimento de material sintético e iluminadas, sendo uma coberta de telhas de aço e com arquibancadas de concreto aparente. Dispõem de demarcações para basquete, voleibol, futebol de salão e handebol. Este centro possui ainda um mini campo de futebol gramado e iluminado, 2 salões de jogos, 4 canchas sendo 2 de bochas e 2 de malhas, vestiários, sanitários e dependências administrativas.

PARQUE ECOLÓGICO “Cotia Para” - Localizado as margens da Via Anchieta, entre o Km 55 e 56. É um espaço com características de lazer, educacional e turismo. Tem uma área de 500 mil metros e conta com horto municipal, mini sitio, mini zoo, áreas de esportes, playground, viveiros de pássaros, áreas de lazer com quiosques, gruta, imagem do Cristo Redentor e Núcleo de Educação Ambiental.

BIBLIOTECA MUNICIPAL “João Rangel Simões” - O prédio foi construído em 1936 e já foi utilizado como sede da Prefeitura entre 1961 a 1970. Desde 1981, o prédio abriga a Biblioteca Municipal que conta com acervo com vários títulos, sala de pesquisa, hemeroteca com grande diversidade de periódicos, conta ainda com a Sala Afonso Schimidt que possui todas as obras do grande escritor cubatense.

ARQUIVO HISTÓRICO – Funciona com o acervo variado de 9.210 obras, de interesse para a história do município incluindo fotografias. Desenvolve projetos de resgate da memória do Município.

COLEÇÃO DE ARTE SESQUICENTENÁRIO – Acervo da Prefeitura Municipal de Cubatão, tem como objetivo oferecer oportunidade aos municipes, de entrar em contato com obras artísticas de alto nível, a coleção possui 40 quadros, reproduções do Museu do Louvre. Toda a evolução no terreno das artes plásticas, desde a Antiguidade até o Modernismo.

MONUMENTO DO PICO DA SERRA – Constitui-se num obelisco de linhas elegantes e sóbrias, construído no ponto mais alto da Calçada do Lorena.

POUSO DE PARANAPIACABA – Sua denominação “Paranapíacaba”, nada mais é do que “lugar de ver o mar”. Pois, foi construído, exatamente no local onde o viajante vindo de São Paulo, descortina o mar.

BELVEDERE CIRCULAR DO KM 45 - No Km 45 encontra-se um Belvedere Circular de construção simples. É o primeiro ponto de cruzamento da Calçada do Lorena com o Caminho do Mar.

RANCHO DA MAIORIDADE – Evoca a construção da Estrada da Maioridade e a visita da Família Real em 1846. Dele se tem insuperável vista de Cubatão. Bem ao centro estão as armas do Império com seu escudo e esfera armilar.

CALÇADA DO LORENA – A Calçada do Lorena assegurou a ligação de São Paulo e Cubatão. Tem um curioso traçado de zigue-zague. Representa um verdadeiro marco dos mais significativos na história da evolução da tecnologia.

PADRÃO DO LORENA – Esse monumento foi levantado no ponto em que o Caminho do Mar corta a antiga Calçada do Lorena. No intradorso do arco central pode-se ver um medalhão de azulejos com o retrato de Lorena.

PONTILHÃO DA RAIZ DA SERRA – Construído em granito. Refere-se a pavimentação em concreto da primeira estrada de rodagem sul-americana. Por localizar-se na área da Refinaria, o Pontilhão da Raiz da Serra. Está sob a responsabilidade dessa indústria.

CRUZEIRO QUINHENTISTA – Todo construído em blocos de granito natural, revestido em sua volta, com azulejos de Wasth Rodrigues. Localizado no encontro do Caminho do Mar com o Caminho do Padre José de Anchieta. É evocativo à época do Descobrimento.

 

 

Parques Ecológicos

Parque Ecológico Cotia-Pará

Parque Ecológico Perequê

Parque Anilinas

 

Trilhas Ecológicas

Parque Estadual da Serra do Mar

 

Telefones Úteis

Telefones Úteis e Informações

 

Rodoviária - Cubatão

Empresas de Ônibus

 

Feiras Livres

 

Terça-feira

Rua Francisco Cunha – 31 de Março

Quarta- feira

Av. Europa – JD. Casqueiro

Quinta-feira

Av. Nações  Unidas – Vila Nova

Sexta –feira

Rua Humberto S. Moura – Jd. Costa e Silva

Sábado

Rua Armando Sales de Oliveira com Rua Manoel Jorge – Centro

 

 

Compras e Negócios

 

Galeria Piaçaguera

Av. 9 de Abril, 2068 – Centro

 

Galeria Angelina

Av. 9 de Abril, – Centro

 

Galeria Passagem Livre

Av. 9 de Abril, – Centro

Av. Manoel Jorge, 330 – Centro

 

Supermercados Barateiro

Av. 9 de Abril, 1994- Centro

Av. 9 de Abril, 2376 – Centro

Av. São Paulo, 371 – Centro

Av. Brasil, 1170 – Jd. Casqueiro

Supermercados KRILL

Av. Martins Fontes, 1101 – Vila Nova

 

Gastronomia

Sugestão de Restaurantes - Centro Cubatão

 

Diversão e Entretenimento

Andorra Lounge Café

Av. 9 de Abril, 3740 - Vila Nova

Tel. (013) 3375-2121

 

Bingo Vegas

Av. 9 de Abril, 3400

Tel. (013) 3361-1656   3361-5688

 

Esporte Clube de Cubatao

Av. Joaquim Miguel Couto, 711

Tel. (013) 3361-3205

 

Esporte Clube Jd. Casqueiro

Av. Brasil, 286

Tel. (013) 3363-1054

 

Quiosque da Penelope

Av.  Joaquim Miguel Couto, 1191

Tel . (013) 3372-5585

 

Eventos Principais na Cidade:

 

Fevereiro

 

Carnaval: Banho da Doroti, Desfile de Blocos Carnavalescos que satirizam o cotidiano local e Desfile Oficial das Escolas de Samba do Município.

Festa da Banana: Comemoração do aniversário do bairro Vila Nova - Ao longo da Av. Nações Unidas são instaladas barracas que servem comidas preparadas com banana a todos que visitam a festa, alem de shows populares.

 

Março

 

Dia 8 – Dia Internacional da Mulher

# - Encenação da Paixão Morte e Ressurreição de Cristo.(data móvel)

 

 

Abril

 

 #  - Semana Nove de Abril 

Aniversario de Emancipação Político–Administrativa de Cubatão

 

Maio

 

Dia 1º - Dia Mundial do Trabalho

Acontece shows em homenagem aos trabalhadores local.

 

Dia 25- Dia da Industria

Hasteamento de Bandeiras

Palestras

 

 

Junho

 

Dia 05 – Dia do Meio Ambiente

Acontece Seminários relativo ao Meio Ambiente.

 

Dia 09 – Dia de Portugal

Acontece Ato Solene, da Comunidade Portuguesa residente no município de Cubatão, na Praça Portugal junto ao Busto de Camões.

 

Dia 25 – Inicio da Semana Afonso Schmidt(Escritor e Poeta Cubatense)

- Concurso literário

- Concurso  de Artes Plásticas

- Concurso de Teatro relacionados a obra do escritor

- Homenagem aos artistas cubatenses que mais se destacaram no ano em Sessão Solene na Câmara Municipal de Cubatão.

- Exposição coletiva de Artes Plásticas dos artistas cubatenses.

 

# Festejos Juninos

- Durante o mês

- Acontece na área do Kartodromo – shows, parque de diversão e barracas de comidas típicas.

 

Julho

 

Dia 06 – Festa do Siri – Aniversario do bairro do Jd. Casqueiro

- Ao longo da Av. Brasil são instaladas barracas que servem comidas preparadas com siri a todos que visitam a festa, alem de shows populares.

 

Agosto

 

Dia 15 – Dia da Padroeira

- Missa, procissão na Igreja Matriz.

Dia 22 – Dia do Folclore

- Acontece durante esta semana apresentações do folclore brasileiro.

 

Setembro

 

Dia 7 – Semana da Pátria

- Hasteamento de Bandeiras

- Desfile Cívico Militar

- Concerto Musical e Shows populares

- Encenação da Peça Teatral “ Caminhos  da Independência”(a peça relata a trajetória de D. PEDRO I No dia da Independência

do Brasil.

 

 

Outubro

 

Dia 12 – Dia das Crianças

- Festa dedicada as crianças no Parque Anilinas.

 

Novembro

 

Dia 23 – Concurso Municipal de Bandas e Fanfarras de Cubatao.

 

Dia 18 – Inicio da Semana da Musica

- Vários concertos musicais

 

De 3 a 17 – FESTAC

-   - Festival de Teatro Amador de Cubatao, realizado pela AGTAC-Associaçao dos Grupos Amadores de Cubatão com apoio da Prefeitura Municipal.

 

 

Dezembro

 

Dia 16 – Abertura dos eventos da Semana de Natal.

- Concertos e exposições de artigos natalinos.

 

 

Pólo Industrial:

 

O pólo industrial  com 24 grandes industrias  e varias outras de menor porte hoje em dia todas tem se preocupado e investido parte de seu capital em projetos para a  conservação do meio ambiente e em melhorias para a população.

 

 

Atualização: Agosto 2008

  

 

 

 

Aspectos Gerais - Bairros - Cadastro - Comércio - Dados Geográficos - Escolas - Entidades - Esportes - Entretenimento - Fotos

História - Hospitais - Igrejas - Indústrias - Itinerários - Jornais/Revistas - Links Cubatão - Links Federais - Localização - Mapas

Meio Ambiente - Monumentos - Órgãos Públicos - Parceria - Personagens - Prêmios - Símbolos de Cubatão - Telefones Ùteis

.